16/10/2010 - 15h33

Gráfica imprime dois milhões de panfletos anti-Dilma a pedido de bispo

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Carta assinada por Dom Luiz Gonzaga Bergonzini

    Carta assinada por Dom Luiz Gonzaga Bergonzini

Uma gráfica na zona sul da capital paulista imprimiu, até este sábado (16), 2,1 milhões de panfletos atribuídos à Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) contra a candidatura de Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto e encomendados pela Diocese de Guarulhos. O panfleto é o mesmo distribuído na terça (12) em Aparecida (SP), pregando voto em candidatos que são contra o aborto nas eleições 2010.

As peças contêm o logo da CNBB, assinaturas eletrônicas de membros importantes da entidade e ataques ao PT, ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a sua candidata. Nelas, o partido é acusado de "comprometer-se a legalizar o aborto", "reconhecer o aborto como direito humano da mulher", e "descriminalizar o aborto até o nono do mês de gravidez".

Paulo Ogawa, pai do dono da Editora Gráfica Pana, disse a jornalistas que o pedido inicial era por 20 milhões de panfletos, mas que a empresa não conseguiu atendê-lo. Ele mostrou um email da Diocese de Guarulhos - que foi sua cliente em outras ocasiões - no qual é solicitada a impressão de papéis com uma "campanha contra o aborto".

Ogawa exibiu o pedido, com data de 15 de setembro, e afirmou que foram pagos R$ 3.000 por cada 100 mil unidades, e disse já ter feito trabalhos para o PT, mas afirma não ter filiação partidária e diz fazer impressões para outras entidades e partidos.

No e-mail, Kelmon Luis, intermediário responsável pela encomenda dos panfletos para a Diocese, afirma que os textos devem ser "difundidos imediatamente às paróquias da sua cidade, pois enseja mensagem que interessa ao atual momento pelo qual passa o nosso querido Brasil".

O UOL Eleições entrou em contato com a diocese, mas ainda não obteve resposta. O bispo de Guarulhos, d. Luiz Gonzaga Bergonzini, já se manifestou publicamente contra Dilma e a favor da eleição do presidenciável tucano José Serra.

A polícia chegou ao local nesta tarde levada pelo deputado estadual Adriano Diogo (PT), que disse ter recebido a informação da secretaria de comunicação do partido no Estado, sem dar mais detalhes. O PT registrou um boletim de ocorrência. Para a advogada do partido, Ana Fernanda Ayres, o material encomendado pela Diocese de Guarulhos configura crime eleitoral e propaganda irregular. A sigla também estuda ir à Justiça Eleitoral com pedido de busca e apreensão dos panfletos.

Membros da CNBB estão reunidos em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde também discutem a influência de temas religiosos na campanha eleitoral.  Em janeiro deste ano, a Regional Sul 1 da CNBB havia distribuído uma nota em que acusava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ser o "novo Herodes". Herodes, segundo a Bíblia, ordenou a "matança de inocentes". A nota de janeiro se referia também ao 3º Programa Nacional de Direitos Humanos.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host