18/08/2010 - 18h13

Debate online Folha/UOL movimentou as redes sociais; veja como foi a repercussão

Do UOL Interação

Repercussão no Twitter

Esse #debatefolhauol vai ficar pra história

via @ezequielhs

Folha e UOL ensinando as TVs como se faz: tem que colocar o povo pra perguntar

via @camilanunespresentador

Muito bom o primeiro debate pela internet. Candidatos foram mais firmes que na TV e ponto alto foram as ótimas perguntas dos internautas

via @mmaturana

Excelente realização! A web tá ficando tão essencial que daqui a pouco censuram coisas nela tb

Danilo Gentili, repórter, via @DaniloGentili

Muito melhor que os monólogos no horário político gratuito

Serginho Groisman, apresentador de TV, via @oserginho

Os internautas puderam acompanhar, nesta quarta-feira (18), o debate inédito pela internet promovido pelo jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL entre os candidatos à Presidência da República. Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) participaram do encontro no Tuca, teatro da PUC-SP, transmitido ao vivo.

Além de participar do debate pelo UOL e Folha.com, os internautas também puderam comentar pelas suas redes sociais favoritas. As imagens em vídeo do evento foram disponibilizadas no Twitter, no Facebook e em salas de bate-papo UOL criadas especialmente para a ocasião.

No Twitter, pelo perfil do UOL Eleições (@UOLEleicoes), o internauta acompanhou os tweets postados pela redação sobre os bastidores do evento. Durante o período do debate foram registradas mais de 630 citações ao perfil @UOLEleicoes. A transmissão do debate via Ustream teve 15.500 visitantes únicos.

Pelo segundo dia consecutivo, a hashtag #debatefolhauol apareceu dentre os dez tópicos mais citados do Twitter, nos Trending Topics. O termo alcançou a primeira posição do ranking de assuntos mais comentados em todo o mundo já na primeira hora do evento. Foram registrados aproximadamente 51 mil tweets que faziam uso da hashtag. "O #debatefolhauol foi o melhor até agora! Ver política nos TT e não astros teens é uma prova de que o mundo ainda tem jeito!", escreveu o internauta @brunobenicio.

Os nomes dos presidenciáveis também estiveram nas listas dos dez assuntos mais comentados no Brasil e no mundo.

Em aproximadamente duas horas, internautas dividiram suas opiniões e recomendaram o debate para outras pessoas."Em termos técnicos, nota 1000 para o primeiro debate entre presidenciáveis na internet. Não poderia ter sido melhor", disse o tuiteiro @otacilioro.

"Perguntas dos internautas deram show de bola no debate. Precisamos mudar o conceito de que brasileiro não gosta de política", comentou a tuiteira @rosaneamadori, sobre os dois blocos dedicados às perguntas enviadas em vídeo pelos internautas.

No Facebook, também foi disponibilizado um canal de transmissão do debate na página de UOL Notícias. Em aproximadamente 3 horas, foram enviados cerca de 4.100 comentários, 22,7 por minuto. "Muito bom o debate online ao vivo! Com somente os 3 candidatos mais prováveis, o debate esquentou", opinou a usuária Brígida Alvim. 
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host