Num discurso tumultuado e cheio de interrupções, José Fogaça (PMDB) comemorou a reeleição para a Prefeitura de Porto Alegre dizendo que venceu o projeto que mostrou conteúdo e compromisso com a cidade. "Não interessa qual foi o candidato que venceu, mas sim a solidez do projeto", disse para a multidão que o esperava no comitê de campanha.
Fogaça chegou às 19h25 no comitê central, repleto de apoiadores. O prefeito reeleito teve dificuldade de se dirigir ao escritório de campanha, devido ao grande número de militantes. Do lado de dentro, falou ao lado da mulher, Isabela, e do senador Pedro Simon. Antes de iniciar o discurso, abraçou o futuro vice-prefeito, José Fortunati (PDT), e o atual prefeito em exercício, Eliseu Santos (PTB).
Ele fez questão de agradecer aos partidos que deram sustentação à sua candidatura e disse que sua campanha rejeitou o carreirismo. "Ser candidato para continuar uma carreira pessoal foi recusado terminantemente", afirmou. Segundo ele, a vitória se deve à convicção que a candidatura estava subordinada ao projeto, e não o contrário.
Fogaça também reforçou a aliança que vai governar Porto Alegre por mais quatro anos. "A decisão do PDT permitiu ao PMDB maior solidez, maior convicção e maior segurança para a sustentação do projeto. E isso se consolidou quanto o PTB resolveu unir-se a nós para constituir uma aliança que recupera historicamente uma das mais profundas vertentes políticas desta cidade", lembrou.
"É isso que está sendo consagrado pelas urnas neste momento: um ciclo de mudanças que plantou sementes para o futuro e está preparado para enfrentar novas etapas com a mesma disposição, desvelo, cuidado, amor e coragem política", disse. Ele também agradeceu aos eleitores, "que fizeram as urnas estremecerem de votos". "Em meu nome e em nome do Fortunati, muito obrigado!", discursou.
O prefeito encerrou discurso porque disse que estava sem voz. Em seguida, saiu do prédio e foi saudar os milhares de eleitores que o esperavam do lado de fora do comitê de campanha para comemorar a vitória.
Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS