O petista Antônio Gomide deixou a condição de azarão do primeiro turno para se tornar vencedor em Anápolis, a única cidade do Estado de Goiás a ter disputa em segundo turno. Ele teve 122.245 votos (75% dos votos válidos), contra 39.394 votos de Onaide Santillo (PMDB).
A conquista da prefeitura de um dos centros econômicos mais importantes de Goiás foi feita de surpresas e aglutinação de forças. No final, Gomide, vereador na cidade por três mandatos, garantiu a vitória sobre a peemedebista Onaide Santillo, representante de uma família tradicional na política do Estado.
Duas semanas antes do primeiro turno, as pesquisas de opinião apontavam o petista entre o terceiro e o quarto lugar. Portanto, fora da disputa. Mas, nas urnas, o resultado foi bem diferente: terminou em primeiro lugar. No segundo turno, reuniu apoios, não teve dificuldade para ampliar a vantagem e assegurar a vitória para o primeiro cargo executivo de sua carreira política. Formalmente, foi apoiado pelo governador Alcides Rodrigues e pelo ministro Patrus Ananias.
Antonio Gomide
- Partido: PT
- Idade: 48
- Profissão: Odontólogo
- Naturalidade: Goianésia (GO)
- Patrimônio: R$ 154.826,85
Com a vitória, o PT se fortalece e passa a administrar, a partir de 2009, 13 prefeituras no Estado. Além disso, é vice em outras 19, inclusive em Goiânia. E passa a ser a "noiva desejada" para 2010 com duas possibilidades: fortalecer a possível frente peemedebista encabeçada por Iris Rezende ou ainda ser um aliado de frente de uma terceira via para o governo de Goiás, mantendo oposição ao grupo liderado pelo senador Marconi Perillo (PSDB).
Com 75% dos votos, Gomide vence em Anápolis
Tradição
Gomide, 48 anos, também faz parte de uma família de tradição política na cidade. Ele é irmão do deputado Federal Rubens Otoni (PT), um dos principais articuladores de sua campanha. Na campanha também recebeu outros apoios importantes, como o ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson Guimarães (PT). Atualmente, é vereador em seu terceiro mandato.