UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

21/10/2008 - 12h45

45 candidatos da "lista suja" da AMB podem se eleger

Piero Locatelli
Em Brasília
Dos 125 candidatos da chamada "lista suja" da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), no máximo 45 podem ser eleitos ao final do segundo turno em todo o país. O número refere-se à soma dos já eleitos no primeiro turno somada com os candidatos que podem ser eleitos no segundo.

LISTADOS NAS CAPITAIS

  • São Paulo - Gilberto Kassab (DEM) e Marta Suplicy (PT) - 2º turno
  • Florianópolis - Dario Berger (PMDB) - 2º turno
  • Goiânia - Íris Rezende (PMDB) - eleito
  • Belém - Duciomar Costa (PTB) - 2º turno
  • Boa Vista - Iradilson Sampaio (PSB) - eleito
  • Palmas - Raul Filho (PT) - eleito
*Listados em Macapá, Belo Horizonte e Porto Velho não foram eleitos
A "lista suja", divulgada pela AMB ao longo dos últimos meses, continha o nome dos candidatos a prefeito e vice-prefeito que respondiam a processo na Justiça, de origem criminal ou eleitoral, em 95 municípios de todos os Estados do país.

Segundo Mozart Valadares Pires, presidente da AMB a lista teve influência no voto do eleitor. "Esta informação foi essencial para que o eleitor pudesse recusar mais de 50% dos candidatos com pendência judicial".

O que você acha?



Este foi o primeiro ano em que a lista foi divulgada em eleições municipais e, de acordo com Mozart, uma campanha permanente da AMB para o voto consciente deve ser feita até o próximo pleito. "Isto é um processo lento, é a primeira vez que se divulga a relação. Não se muda uma cultura do dia para a noite. Vamos tentar fazer uma campanha permanente", concluiu.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host