Topo

Papo Preto #92: Resgate da memória e resistência da população negra em SP

De Ecoa, em São Paulo

17/08/2022 06h00

Este episódio de Papo Preto recebe o sociólogo Mário Medeiros, curador da exposição 'Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência", em cartaz no Memorial de Resistência de São Paulo. Ele fala sobre a importância deste resgate histórico e das perspectivas para um futuro antirracista.

O sociólogo conta que a exposição surgiu após um convite da coordenação do Memorial da Resistência para ocupar o espaço do antigo DOPS (Delegacia de Ordem Política e Social). "É um espaço importante da repressão, mas também muito importante para a resistência, por ali passaram pessoas importantes que foram presas, muitas foram torturadas, outras assassinadas" (a partir de 5:36 do arquivo acima).

Mário Medeiros diz que sempre achou um grande equívoco dizer que o movimento negro no Brasil não se mobiliza como o movimento dos EUA pela luta de direitos. "Na verdade, isso é uma mentira. Essa exposição vai do século 18 até os nossos dias mostrando mais de 140 anos de luta da população negra por direitos só em São Paulo" (a partir de 10:10 do arquivo acima).

Para ele, uma exposição como essa está trabalhando na luta antirracista produzindo e difundindo conhecimento. "É importante que a gente entenda que a memória não diz respeito ao passado. O passado já passou, mas a memória e o passado dizem respeito ao presente, somos nós aqui no tempo presente que podemos visitar o passado, selecionar, discutir e questionar o que ficou lá atrás, entender o porquê. Isso é muito importante na luta antirracista do Brasil" (a partir de 21:16 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.