Topo

Papo Preto #86: O trabalho do tradutor de Libras nas artes

De Ecoa, em São Paulo

06/07/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues recebe o artista e intérprete de Libras, Efraim Couto. Ele atua na interpretação das linguagens artísticas em Libras e fala da diversidade dentro da comunidade surda, que implica em diferentes formas de comunicação.

Efraim diz que há hoje, no Brasil, 11 milhões de pessoas surdas registradas pelo senso e cada grupo tem suas nuances e diversidade. "Desses 11 milhões, tem surdos que se comunicam pela oralização, ou seja, tiveram acompanhamento fonoaudiológico, aprenderam a oralizar. Mas há uma maioria que se comunica por meio da linguagem de sinais. Essa é a língua de conforto para alguém que não se expressa pela voz" (a partir de 5:09 do arquivo acima).

Ele diz que para essas pessoas, encontrar obras e conteúdos traduzidos em Libras e tão confortável quanto para uma pessoa que não é surda, em uma viagem por um país de língua desconhecida, encontrar informações traduzidas para o português. "Obviamente que para nós é muito mais seguro e confortável ter o conteúdo traduzido, o mesmo ocorre com os surdos".

O artista conta que na área da educação há conquistas no espaço de acessibilidade, mas que na arte isso ainda está sendo buscado. "Eu, enquanto artista, penso que minha arte pode ser levada para outras pessoas por meio de uma tradução. E é exatamente isso que temos que pensar quando falamos em acessibilidade. Que a arte seja acessível para o surdo, o cego, a pessoa com baixa mobilidade, o autista. Eu luto para que os artistas tenham essa consciência" (a partir 9:04 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papo Preto #86: O trabalho do tradutor de Libras nas artes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Papo Preto