Topo

Papo Preto #85: Diversidade e inclusão nas pautas LGBTQIA+

De Ecoa, em São Paulo

29/06/2022 06h00

Na semana em que se comemorou o Dia do Orgulho LGTQIA+, o Papo Preto recebeu a ativista PCD Júlia Aquino. Ela falou sobre a sua trajetória, a receptividade do público e os desafios de promover a inclusão e diversidade em suas diversas vertentes.

Júlia é preta, lésbica e portadora de deficiência e diz que o que a motivou a criar um perfil nas redes sociais para militar em favor dessas causas foi a angústia de não se ver nas redes dentro dos perfis que acompanhava. "Eu senti falta de representatividade nesse campo da criação de conteúdo e também falta de sentir que alguém me entendia como eu era" (a partir de 3:02 do arquivo acima).

Ser uma produtora de conteúdo digital não estava em seus planos inicialmente, mas ela foi muito bem aceita quando criou o perfil Milita PCD, em 2019. "Criei porque percebi que muita gente, mesmo próxima de mim, tinha uma visão distorcida do que é uma pessoa com deficiência. Queria desmistificar isso e mostrar que uma pessoa com deficiência pode fazer tudo o que quiser" (a partir de 6:02 do arquivo acima).

Júlia diz que a pauta PCD ainda precisa entrar em muitos recortes, tanto no racial, como no de gênero. "Quando todos falam sobre suas lutas ainda esquecem de pessoas com deficiência. O discurso fica meio apagado. Eu agora estou inserida em um grupo chamado Vozes Negras com Deficiência Importam (VNDI), que é um grupo de pessoas pretas com deficiência" (a partir de 10:17 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.