Topo

Papo Preto #83: Marcola Bituca fala sobre rap e religiosidade

De Ecoa, em São Paulo

15/06/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com o músico baiano Marcola Bituca. Ele fala sobre seu novo trabalho, Galo, e de sua busca por mostrar para as pessoas, por meio da música, a importância de se religarem consigo mesmas, investigando suas próprias vidas.

O músico diz que hoje se fala muito sobre a liberdade do povo preto, mas que é difícil o preto se sentir livre até mesmo conversando com outro preto. "Criou-se um outro extremismo, que é a necessidade de estar sempre protestando sendo preto, mas às vezes o cara quer falar só de gastronomia, porque ele gosta de culinária", diz a partir de 7:39 do arquivo acima.

"Eu quero falar sobre tudo, se eu falo que sou um cara que veio da rua, sou camelô e faço música, isso já é um protesto. Não preciso ficar gritando isso aos quatro cantos, na minha vida isso já é um protesto. Isso estereotipa muito a gente, de dizer que temos limitações para A ou B, ou de que somos uma pessoa que não tem muito envolvimento político, quando na verdade você só quer ser você."

Marcola Bituca diz que todo trabalho deve, sim, ter um propósito, mesmo que não seja um protesto. "Não devemos ir fazendo as coisas baseados naquilo que vamos ganhar, sem deixar nenhum legado ou ensinamento para as nossas crianças, se for para fazer assim é melhor que o mundo acabe logo, vai viver para quê? Queremos mais 100 anos para fazer o quê? É essa pergunta que estou fazendo em minhas músicas: você quer viver para quê?" (a partir de 12:09 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.