Topo

Papo Preto #82: O acesso à comunicação como um direito público

De Ecoa, em São Paulo

08/06/2022 11h27

Neste episódio de Papo Preto, a jornalista Stela Diogo recebe Alex Hercog, do coletivo Intervozes, para falar sobre o acesso à informação e a uma comunicação democrática como um direito público. Eles falam do problema da centralização da mídia e debatem propostas para a construção de uma comunicação mais democrática e inclusiva.

"Partimos de entender a comunicação como um direito universal, como a educação e a saúde, entre outros. Os debates partem do princípio de que a nossa comunicação não é e nunca foi democrática. Historicamente sempre esteve concentrada nas mãos de poucas famílias e grupos econômicos, setores sociais. Nossa luta é tornar mais acessível e democrática", diz ele a partir de 4:21 do arquivo acima.

Hercog explica que a proposta de regulação da mídia passa por regulamentar artigos que já existem na Constituição. "Por exemplo, as concessões de rádio e tv sempre foram distribuídas por interesses políticos. Regulamentar a mídia é criar regras para combater o oligopólio midiático, para impedir que políticos se apropriem das concessões de rádio e tv", diz a partir de 6:21 do arquivo acima.

A Constituição, segundo ele, também fala em ter políticas públicas para garantir a diversidade regional e garantir a representatividade no controle, na produção e na distribuição dessa comunicação. "Precisamos definir políticas públicas para possibilitar que a população historicamente excluída possa também produzir."

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.