Topo

Papo Preto #80: A importância da educação financeira de base

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

25/05/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com o consultor financeiro Bruno Horta. Ele fala da importância de tornar a educação financeira uma matéria escolar e de se falar sobre dinheiro até com as crianças.

Bruno conta que nasceu no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, e aos 20 anos começou carreira no mercado financeiro, trabalhando como ajudante em uma agência bancária. Em 2012 abriu um negócio com amigos, de assessoria de investimentos. "Já tem uma pauta acontecendo para que a educação financeira seja matéria obrigatória. Quando educação financeira não é pauta, falar de dinheiro vira um tabu" (a partir de 4:41 do arquivo acima).

Para ele, é um mito que nos dias de hoje ainda só possa investir quem tem muito dinheiro. "Hoje é possível investir qualquer valor, o difícil é criar o hábito de investir regularmente. O tempo é o melhor dos aliados para quem quer construir um patrimônio, quanto antes se criar o hábito com a mesma lealdade com que se paga as contas, mais tempo você tem para fazer isso se transformar em uma bola de neve" (a partir de 7:43 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.