Topo

Papo Preto #75: A construção da identidade pela música

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

20/04/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com o historiador e músico Tarso Oliveira, que levou a música para as salas de aula da rede pública de ensino para promover a identificação de seus alunos na diversidade musical, introduzindo e dando visibilidade para as produções da cena preta, principalmente do Rap nacional.

Tarso fala que a música é "uma brecha que temos para conversar com esperança" sobretudo com alunos das periferias. "Quando eu falo de música, a minha missão é nobre. É pobre, mas é nobre. A música é onde a gente se humaniza. Música é alívio", diz a partir de 8:35 do arquivo acima.

"Vemos a educação do Brasil extremamente racista e eurocêntrica, e quando o aluno se vê na música, no MC, nesse funk consciente que está trazendo muita prosperidade, é onde conseguimos conversar sobre algo mais próximo, de positividade", continua ele.

Tarso Oliveira diz que quer que seus alunos percebam, através da música, que eles têm que gastar energia com coisa positiva. "Ou isso ou eles serão as cobaias que o sistema quer para passar no Datena e mostrar que eles são o problema da sociedade, como se não fosse um problema estrutural. A música está aí para quebrar esse paradigma todo, foi o que aconteceu comigo" (a partir de 12:24 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.