Topo

Papo Preto #71: Representatividade da mulher negra na moda

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

23/03/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues recebe a modelo internacional e ativista Mariana Vassequi. Ela vive hoje em Paris, na França, onde trabalha como modelo, mas é também formada em Ciências Sociais. Ela compartilha a sua trajetória e fala do seu empenho em combater o racismo dentro do mercado da moda.

"Nunca pensei em ser modelo, a adaptação foi difícil porque sempre fui muito crítica. Eu criticava a moda, considerava um ambiente fútil e do qual não gostaria de fazer parte", diz. "Mas sou muito alta e sempre me abordavam na rua. Em 2016 um rapaz me convidou para fazer uma campanha. Foi o melhor "sim" da minha vida, me descobri apaixonada por fotografia e por moda" (a partir de 3:18 do arquivo acima).

Mariana diz que o processo de aceitação da estática negra não é fácil e, para ela, só se deu aos 20 anos. "Eu passei a me amar na fotografia, sendo modelo. Eu me apaixonei por mim quando vi minhas primeiras fotos", conta. "A fotografia tem esse poder muito grande de captar a beleza, de te mostrar. Ela é uma ótima ferramenta para aumentar a nossa autoestima (a partir de 8:11 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.