Topo

Papo Preto #69: Vamos falar sobre transfeminismo?

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

09/03/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues e a cinegrafista Débora Oliveira recebem Jarda Maria, que se tornou símbolo da luta pelos direitos das transexuais em Recife, após ingressar na Universidade Federal de Pernambuco. Ela fala sobre os desafios de ocupar e se manter no ambiente acadêmico e da importância de compreender o que é o transfeminismo.

Ela explica que o conceito de transfeminismo ou feminismo trans surge nos EUA porque foi percebido que as pautas discutidas no feminismo não abarcavam a situação das mulheres trans e travestis. "Foi necessário pensar uma vertente que englobasse nossas questões" (a partir de 02:31 do arquivo acima).

Jarda diz que há muita cobrança em cima da comunidade de transsexuais e travestis sobre os motivos e as causas da violência que sofrem todos os dias, mas as respostas devem partir da sociedade, que deve praticar a não violência todos os dias e dar exemplos.

"Nós já estamos preocupadas em pensar esses meios de sobrevivência, que as pessoas que movimentam a transfobia pensem os movimentos de enfrentamento. A transfobia e a travestifobia são problemáticas cisgênera e não nossa. Nós somos vítimas desse processo" (a partir de 16:53 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.