Topo

Papo Preto #62: As consequências da pandemia para as crianças pretas

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

29/12/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com os pedagogos Eliana Mara e João Vitor sobre os efeitos da pandemia nas crianças pretas, que vivenciaram mudanças estruturais em diversos setores, como na rotina, no desenvolvimento e nas condições familiares.

Um estudo feito pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal mostrou que o número de estudantes negros e indígenas sem atividade escolar corresponde ao triplo dos estudantes brancos. "Esse processo não é recente, sofremos com isso há décadas, é ainda um reflexo da escravidão", diz João Vitor a partir de 2:40 do arquivo acima.

Ele diz que a pandemia só escancarou um problema que existe no Brasil há séculos. "O problema é a discrepância do nível de educação a que essas pessoas têm acesso. Temos um impacto causado por anos e anos de um massacre biológico e corporal. Se não temos uma política pública efetiva para isso, pessoas que questionem esse sistema, não vamos conseguir mudar o cenário."

Eliana Mara diz que o erro, durante a pandemia, foi termos confrontado educação com a vida. "Quando começou a pandemia, todos prezamos pela saúde e houve uma fala muito presente que a educação se recupera e a vida não. Mas sabemos que em alguns países de primeiro mundo a educação não parou. Aqui infelizmente a questão foi tratada de forma negativa" (a partir de 5:25 do arquivo acima).

Para Eliana, é preciso abordar essas questões, como a desigualdade no acesso à educação, em todas as esferas. "A educação antirracista não é só para pessoas pretas. Ao contrário. queremos que as pessoas entendam, porque enquanto a gente continua a falar do assunto é porque as pessoas ainda não entende" (a partir de 24:44 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.