Topo

Papo Preto #60: Os desafios da inserção de negros e negras no mercado de trabalho

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

15/12/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com Leizer Pereira, fundador e diretor-executivo na Comunidade Empodera. Eles falam sobre a inserção e inclusão de pessoas periféricas e negras no mercado de trabalho e a importância de se formar líderes negros.

Leizer conta que teve o privilégio de nascer em uma família que sempre o incentivou a estudar. Sempre com bolsas de estudo, ele conseguiu se formar em engenharia em uma universidade pública, ingressou em uma multinacional e ascendeu à classe média alta.

"Mas em um dado momento senti uma inquietude por não ter representatividade, não ter negro nem mulheres no meu mercado de TI. Eu via muito machismo e o Brasil com essa desigualdade social profunda e esse lado social me tocou muito. Fui então trabalhar como professor voluntário de matemática e passei dois anos intensos entendendo essa revolução no ensino superior do Brasil com as políticas de cotas" (a partir de 4:34 do arquivo acima).

Dessa inquietude, Leizer fez nascer o Empodera. "Todo empreendimento nasce de uma inquietude e o Empodera nasce em 2016 quando tive uma visão de que as empresas não sabiam lidar com a questão racial e percebi que elas precisariam de um suporte para fazer um programa de inclusão" (a partir de 10:18 do arquivo acima).

O Empodera já empregou mais de 2 mil jovens nesse período. "O nosso país é muito desigual, complexo, o processo é longo e temos que ter muita inteligência para desenhar soluções e ousadia para implementar" (a partir de 15:55 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.