PUBLICIDADE
Topo

Papo Preto #59: A masculinidade preta na literatura

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

08/12/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com o escritor e roteirista Volp, autor de 'Homens pretos (não) choram', 'Nunca vi a chuva' e outros livros que buscam tratar sobre a masculinidade preta e seus tabus.

O artista conta que teve poucas referências de pessoas pretas na literatura na sua formação. "A própria política do país considera e reforça a leitura como um comportamento de elite. A minha história tem muito a ver com furar essas bolhas e ocupar esses lugares", diz ele a partir de 3:30 do arquivo acima.

Volp diz que mais do que não ter referências, em alguns momentos de sua infância ele nem sequer se reconhecia como uma criança preta. "Sabemos que o processo de consciência racial no Brasil é uma grande questão, quando você é pequeno é chamado de moreno porque têm medo de te falar que você é preto. Consideram isso uma coisa ruim, que ninguém quer ser, apesar de eu ser um homem negro retinto, não sabia que eu era preto" (a partir de 5:06 do arquivo acima).

Em seus principais livros, Volp trata da masculinidade negra porque considera o tema essencial para resolver outros problemas do mundo. "Somos ensinados tão erroneamente a reprimir nossos sentimentos para parecer mais viril e ser o homem da casa, e ser o homem da casa não comporta emoções nem vulnerabilidades. Assim acabamos gerando homens reprimidos e violentos" (a partir de 13:20 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.