Topo

Papo Preto #58: A visibilidade de influenciadores pretos na mídia digital

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

01/12/2021 06h00

Jovens pretos e pretas que buscam se consolidar no mercado publicitário e de mídia digital enfrentam dificuldades para romper as barreiras e limitações impostas pelo racismo estruturado na sociedade.

É sobre este assunto e a importância de desenvolver estratégias para a visibilidade e temáticas de influenciadores pretos que o apresentador Yago Rodrigues conversa neste episódio de Papo Preto com Ricardo Silvestre. Ele é publicitário e criador da Black Influence, empresa de publicidade especializada em mídia digital antirracista.

Silvestre conta que foi depois de atuar por 10 anos no mercado publicitário sem encontrar lugar nele como uma pessoa preta que resolveu ressignificar a sua profissão. "Trabalhei em cinco grandes agências, na última experiência eu tive síndrome de esgotamento profissional, que é muito comum em pessoas que trabalham muito, mas no meu caso foi por viver em um ambiente não muito saudável para mim enquanto pessoa preta" (a partir de 1:28 do arquivo acima).

A Black Influence trabalha com marcas que querem fazer uma comunicação antirracista e com influenciadores pretos. "Se o Brasil fosse uma pessoa, ele seria uma mulher preta, a maior parte da população brasileira é feminina e preta. E nós não víamos tantas pessoas pretas em destaque, então quando procuramos as marcas para inserir os influenciadores, sempre buscamos contextualizar com esses recortes" (a partir de 9:50 do arquivo acima).

Silvestre diz que o maior desafio nesse mercado é convencer as marcas que influenciadores pretos não falam só sobre racismo e questões correlatas. "Até pelo contrário, nós evitamos colocar os influenciadores em questões que gerem gatilhos e danos a eles, não vamos falar de racismo o tempo todo, prezamos muito pela saúde mental" (a partir de 15:40 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.