Topo

Papo Preto #57: Morte de Beto Freitas no Carrefour completa um ano

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

24/11/2021 06h00

Este episódio do Papo Preto é apresentado por Nataly Simões, editora da Alma Preta Jornalismo. Ela recebe Felipe Teixeira, coordenador do Movimento Negro Unificado no Rio Grande do Sul, e José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, que relembram a morte de Beto Freitas, no Carrefour, e ajudam a compreender o panorama do caso e o modus operandi da justiça, da segurança privada e do racismo.

Felipe Teixeira disse que a declaração das autoridades na época, que afirmaram que "nesse caso a gente vê claramente que houve excesso", causou ainda mais revolta. "Ou seja, agredir um negro, tudo bem, o que não pode é chegar naquilo, na morte. Esse caso é simbólico sobre vários aspectos, e por isso causou tanta comoção" (a partir de 9:19 do arquivo acima).

José Vicente avalia que o caso foi um divisor de águas nas lutas pelas causas da população negra. " Existe esse tema da segurança privada antes de João Aberto e existe outra situação depois de João Alberto. Ainda estamos indignados e não conseguimos compreender até hoje como é possível se atingir uma situação de selvageria como aquela, mas tiramos lições" (a partir de 17:20 do arquivo acima).

O fato de ter ocorrido perto da morte de George Floyd, nos Estados Unidos, potencializou, para Teixeira, a comoção no Brasil, mas não só por isso. "Quando acontece uma morte como essa, filmada, e que se prolongou, ninguém interveio, ninguém ajudou, ninguém impediu, isso acaba causando situação de repulsa maior" (a partir de 19:40 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.