Topo

Papo Preto #55: Os limites que o racismo impõe a artistas periféricos

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

10/11/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, os atores e irmãos gêmeos Júlio e Jeferson Silvério conversam com Yago Rodrigues sobre suas trajetórias, desde os tempos que viviam na Cohab II, em São Paulo, até chegar às produções da Netflix. Eles contam como o racismo e a desigualdade social se juntam aos demais obstáculos para as oportunidades no início de carreira.

Para o ator, a maior penalidade do povo negro é ter que trabalhar para comer e sobreviver, e só poder investir em estudo o que sobra - tanto em tempo como em dinheiro. "Nós da periferia temos que trabalhar e tentar estudar enquanto trabalha, mas o rico branco estuda, estuda, estuda e depois vai trabalhar, muitas vezes na empresa do pai" (a partir de 8:58 do arquivo acima).

Júlio diz que teve que estudar muito e superar vários obstáculos até conseguir estudar para ser ator na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP). Ele conta que não tinha interesse pelos estudos quando era criança e se sentia desmotivado "Mas isso não é culpa das crianças, o Estado tira a verba para que o estudo não seja interessante, não é culpa do professor, o Estado não quer nos ver inteligentes" (a partir de 9:50 do arquivo acima).

Jefferson conta que nunca pensou em ser ator. "Como toda criança preta de periferia eu sonhava em ser jogador de futebol, mas não deu certo e eu fiquei perdido. No fim de 2012 recebi uma proposta para fazer um texto, eu trabalhava em uma empresa de instalação de alarmes e câmeras, só para gente rica, e isso me desgastava muito, e resolvi tentar" (a partir de 31:10 do arquivo acima).

A partir daí os caminhos dos dois irmãos começaram a se cruzar. Jefferson foi estudar na Escola Aberta de Teatro para tentar chegar perto da formação do irmão. "Um dia o Júlio foi fazer um filme em que ele teria um irmão gêmeo e ele me indicou. Nem fiz teste. Eu tenho muita sorte, mas muito talento também" (a partir de 37:01 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.