PUBLICIDADE
Topo

Papo Preto #50: Quais são os desafios do artista preto na pandemia

Mais Papo Preto
1 | 25

Do Ecoa, em São Paulo

06/10/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues entrevista a atriz Tamirys Ohanna. Quilombola nascida e criada na cidade de Cubatão, no litoral Sul de São Paulo, Tamirys conta como escapou do futuro pré-destinado para ela no pólo industrial e se permitiu se lançar no mundo em busca do sonho de ser artista.

"É muito importante definir propósito na nossa vida, sabemos que nada é um conto de fadas e que estamos muito atrás de muitas outras pessoas, mas o sonho é concreto e quando ele acontece não podemos ter medo", conta ela. "Porque a longo prazo isso vai te dar um retorno, eu fui puxada do que parecia estar pré-destinado para mim e dentro da minha família encontrei uma certa dificuldade" (a partir de 5:11 do arquivo acima).

Foi nas aulas de cursinho para entrar em uma escola técnica que a prepararia para trabalhar no pólo industrial que Tamirys conheceu o teatro. No andar de cima tinha um curso de teatro, ela tinha apenas 13 anos, mas fez ali a sua escolha. Começou a frequentar as aulas e mais tarde acabou em São Paulo, ma Escola de Artes Dramáticas (EAD) da Universidade de São Paulo.

Depois de se lançar no teatro, Tamirys teve várias oportunidades também no cinema, em séries e na televisão. Mas foi para a cidade natal que ela voltou quando o mundo parou pela pandemia de covid-19. "Quilombola quando sai do seu quilombo sente falta. Com a pandemia eu voltei para Cubatão e foi a melhor coisa que eu fiz. As grandes metrópoles são um caça níquel, se você não fica esperto fica lá 5 anos só tentando a sorte" (a partir de 20:49 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.