Topo

Papo Preto #49: A trajetória de sucesso da atriz e produtora Maria Gal

Mais Papo Preto
1 | 25

Do Ecoa, em São Paulo

29/09/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, Yago Rodrigues entrevista a atriz, apresentadora, palestrante, produtora e criadora de conteúdo Maria Gal. Dona da Maria Produtora, uma empresa de audiovisual composta majoritariamente por pessoas pretas, ela é uma das principais ativistas pelos direitos de pessoas negras.

Maria Gal conta que se mudou de Salvador, na Bahia, para São Paulo para estudar teatro, mas que não pensou o quanto essa mudança poderia ter sido difícil. "Fui para fazer um curso e nunca mais voltei. Minha mãe não gostou nem um pouco, eu sou filha única e sempre fui protegida pela minha mãe", diz. "Eu não tinha dimensão do que eu estava fazendo, fui imbuída de um chamado e de uma intuição" (a partir de 3:39 do arquivo acima).

A artista diz que o caminho não é fácil e no início é preciso fazer o trabalho apenas para sobreviver. "Eu sou uma mulher negra e nordestina, que migrou para São Paulo sem conhecer ninguém, não tinha network e convencer empresários a acreditar em seu projeto é difícil", diz. "Mas essa luta toda acabou virando parte da minha personalidade, hoje eu não faço mais isso só para sobreviver, é a minha empresa, eu sou empresária do entretenimento" (a partir de 13:25 do arquivo acima).

Maria Gal atribui ao assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, as oportunidades que estão surgindo para produtores negros. "É uma coisa absurda porque o movimento negro sempre falou disso no Brasil, mas só depois deste caso empresas - não todas ainda - passaram a agir. Muitas ainda não querem falar sobre o racismo e, assim, já estão sendo cúmplices (a partir de 19:24 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.