Topo

Papo Preto #48: O artista por trás do Devaneios HQ

Mais Papo Preto
1 | 25

Do Ecoa, em São Paulo

15/09/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com o artista Yorhán Araújo, o ilustrador das tirinhas Devaneios HQ. Ele conta como começou a ilustrar inspirado por seu pai e hoje espalha sua arte com o objetivo de mostrar a potência e o talento dos criadores negros.

Yorhán diz que o espaço de criação é totalmente branco e ele é visto com estranheza. "Quando as pessoas que seguem o Devaneios HQ descobriram que eu era preto ficaram espantadas. As pessoas olham um conteúdo na internet e acham, automaticamente, que é feito por uma pessoa branca" (a partir de 11h:53 do arquivo acima).

Segundo o ilustrador, a sociedade não aceita pessoas pretas fazendo coisas boas, e, ainda, não aceita pessoas pretas fazendo coisas boas que não sejam sobre racismo. "Em eventos já me aconteceu de eu estar ali parado, com meu nome escrito no livro, na placa, e ter gente parada me perguntando quando o ilustrador ia chegar. Acharam que eu era um funcionário do ilustrador" (a partir de 13:10 do arquivo acima).

O artista também não vê grandes avanços na representação da diversidade por parte de empresas. "Colocar negros lindos, sarados e que já são usados pelo 'sistema branco de televisão' não representa diversidade. Eu, que não sou magro, por exemplo, não me vejo naquilo. A negritude é muito diversa" (a partir de 23:44 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.