Topo

Papo Preto #46: Os desafios da mídia independente

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

01/09/2021 06h00

Este episódio de Papo Preto promove uma conversa com três jornalistas da Alma preta Jornalismo no Nordeste. A editora Lenne Ferreira conduz uma discussão sobre os desafios da mídia independente com a videomaker Débora Oliveira e o repórter Victor Lacerda.

Débora diz que a mídia no país é muito embranquecida e isso reflete em muita coisa, como reforço de estereótipos. "Há muitos discursos errados. Por eu ter passado por uma emissora pública, uma comercial e agora estar na mídia negra, vejo que não pautamos pessoas negras, só aparecemos nas tragédias" (a partir de 7:17 do arquivo acima).

"Aqui falamos do preto do dia a dia, o cantor, o artista, o trabalhador que produz. Os discursos são muito diferentes. Também não temos apegos aos patrocinadores nem à audiência, fazemos comunicação diferente, mais igualitária e mais plural", diz ela.

Victor diz que o grande seu desafio quando entrou no Alma Preta era não ter reproduzir apenas o seu olhar, a sua vivência, mas também ter um olhar para que as pessoas pudessem contar as suas histórias. "É mais rico e amplo ter pessoas pretas pautando e dando visibilidade a outros pretos" (a partir de 10:24 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.