Topo

Papo Preto #44: Preconceito é o medo daquilo que você não conhece, diz Péricles

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

18/08/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o repórter Juca Guimarães recebe o sambista e compositor Péricles, que fala um pouco de sua história de vida, sua formação como artista a partir de uma adolescência como jovem negro no ABC paulista, sua rotina durante a pandemia de covid-19 e sobre os planos para o futuro.

"Eu vou completar 52 anos muito feliz porque, primeiro, estou vivo", diz ele. "Estou tomando todos os cuidados porque tenho comorbidades, como obesidade, sou hipertenso e todas essas coisas que o tempo dedicado à noite traz para a gente. Mas estou lutando, lançando música nova, preparando meu próximo trabalho, só triste porque perdemos muita gente durante a pandemia" (a partir de 3:09 do arquivo acima).

Um dos projetos que estão em andamento em sua carreira é o Black Voices, do Youtube, para o qual foi convidado a chamar outras vozes negras para apresentar para o mundo. "Eu me sinto privilegiado e presenteado apenas por ter sido lembrado para fazer que que, por meio do meu trabalho, possa lembrar outras vozes pretas pelo mundo" (a partir de 11:48 do arquivo acima).

O músico que hoje é reconhecido e respeitado em todo o país diz que existem certos preconceitos que não cabem mais em nossa sociedade. "Temos hoje o smartphone e, com ele, temos o mundo nas mãos e podemos nos informar sobre as coisas que a gente não sabe, e assim não vamos mais ter tempo para criar preconceitos. O preconceito é o medo daquilo que você não conhece, não podemos ficar estacionados nesse ponto" (a partir de 14:41 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.