Topo

Papo Preto #41: Como jovens negros podem influenciar decisões mundiais?

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

28/07/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, Yago Rodrigues conversa com Amanda Costa, Lara Martins e Juliana Degani, três jovens negras ativistas das causas da negritude, crises climáticas e sustentabilidade e pautas de minorias no Brasil e no mundo. Elas falam sobre suas trajetórias de liderança de sucesso no país e em organismos internacionais.

Amanda Costa, de 24 anos, é internacionalista e ativista, luta pelas causas da negritude, das mudanças climáticas e da sustentabilidade. Atualmente ela representa a Juventude Brasileira no Y20, uma comunidade de jovens referências em seus países que vão influenciar tomadores de decisão no G20. "Hoje também estou à frente da Perifa sustentável, uma organização para a juventude brasileira ocupar espaço junto aos tomadores de opinião (a partir de 9:30 do arquivo acima).

Juliana Degani, 21 anos, é estudante de Relações Internacionais. Nasceu em São Paulo, estudou em escola particular e sempre foi a única pessoa negra nos espaços em que ocupava. "O Coletivo Resiliência, que formei com amigas do Ensino Médio, foi a minha primeira experiência com liderança. Em 2018 entrei na USP e mais uma vez me vi em um espaço elitizado, lá fundei o Coletivo Lélia Gonzalez, um espaço de conversa entre alunos e funcionários - muitos da segurança e da limpeza" (a partir de 16:31 do arquivo acima).

Lara Martins tem 29 anos e é hoje gerente de relacionamento e redes no sistema B Brasil. "É um movimento global que quer usar o poder dos negócios para construir o futuro que queremos. Justo, equitativo, menos desigual e sustentável. Eu estimulo, por meio da ferramenta da comunicação, o consumo consciente (a partir de 26:49 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.