Topo

Papo Preto #38: O afroturismo como posicionamento político

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

07/07/2021 06h00

Aos 12 anos de idade, Cláudio Humberto, hoje CEO da Plataforma Diaspora.Black, começou a organizar excursões da favela para a praia para levar a família a uma parte da cidade do Rio de Janeiro que era inacessível para eles. A tia assinava toda a documentação, ele fretava um ônibus e mobilizava toda a vizinhança.

Neste episódio de Papo Preto, Humberto conta a Yago Rodrigues um pouco de sua trajetória e fala de como transformou as suas experiências com o racismo em combustível para criar e desenvolver o conceito de afroturismo no Brasil.

"Imagine uma criança preta, gorda e que morava em um terreiro de candomblé. Eu vivia situações de racismo na escola, que não era bullying, era racismo", diz ele a partir de 7:22 do arquivo acima. "Minha mãe sempre foi extraordinária e acabamos, no nosso cotidiano, desenvolvendo mecanismos para resistir a situações de violência e preconceito."

O ponto determinante para a criação da plataforma de turismo afrocentrado Diáspora.Black foi uma experiência que ele viveu dentro de sua casa, quando alugou um quarto para um casal, que acabou se negando a se hospedar ali porque ele era um anfitrião negro.

"Casa para mim é um espaço sagrado, viver aquela situação dentro da minha casa foi mais do que uma violência como homem negro, era também como consumidor" (a partir de 11:02 do arquivo acima).

A criação de pacotes de viagem para lugares que contam a história dos negros, com hospedagens, por exemplo, em quilombos é muito mais do que a promoção do turismo. É uma maneira de promover turismo como posicionamento político.

"Diáspora.black tem o compromisso de promover o conhecimento de lugares, pessoas, histórias e narrativas que não foram contadas, ou que nos foram roubadas ou apagadas" (a partir de 15:14 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.