Topo

Papo Preto #32‌: ‌História,‌ ‌memória‌ ‌e‌ ‌oralidade‌ ‌do‌ ‌oeste‌ ‌africano‌

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

26/05/2021 06h00

Toumani Kouyaté é um griot, que na tradição africana é um artista completo, que conta histórias por meio da dança, da música, das artes cênicas. Neste episódio de Papo Preto, Yago Rodrigues ouve suas histórias desde a infância, na Burquina Fasso, até os estudos na França e sua passagem pelo Brasil.

Kouyaté conta da dificuldade que encontrou para conseguir trabalhar em uma profissão e em um cargo cargo que era considerado "lugar de branco". Depois de estudar sociologia na França, foi orientado a voltar para a África porque disseram que na universidade não havia "praça" para ele (a partir de 4:32 do arquivo acima).

Depois disso, estudou artes, cinema, teatro, música e viu as portas se abrirem pelo mundo todo para divulgar a arte e a cultura africanas, porque "branco nenhum saberia contar a minha história". "Mas eu queria trabalhar onde eu quisesse e fui estudar engenharia aeroespacial para provar para todos que nós negros somos inteligentes e podemos ocupar o lugar considerado 'do branco'" (a partir de 6:01 do arquivo acima).

De todos os países que visitou e viveu, o Brasil foi onde ele sentiu o racismo mais latente. "Na França tem discriminação e racismo, mas está proibido cometer racismo. Em São Paulo vivi isso todos os dias com minha filha, ia entrar na farmácia, ouvia que não era lugar de negro, nas lojas de roupa, o mesmo, restaurante também. E eu não entendia como seria possível isso", diz ele a partir de 15:20 do arquivo acima.

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.