Topo

Conversa de Portão #34: Tem gente com fome

Mais Conversa de Portão
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

25/05/2021 06h00

O Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar mostrou que mais da metade dos lares brasileiros conviveram com algum grau de insegurança alimentar no final de 2020, sendo que em 9% deles vivenciaram insegurança alimentar grave e passaram fome durante a pandemia.

Neste episódio de Conversa de Portão, Mayara Penina entrevista a socióloga Erika Galindo, do Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia, que é brasileira e vive na Alemanha. Ela explica que todo brasileiro tem direito à segurança alimentar garantido pela Constituição Federal. "Todos temos direito a ter acesso a comida de verdade, de forma regular e em quantidade suficiente", diz a partir de 3:26 do arquivo acima.

O Conversa de Portão foi conferir a situação de insegurança alimentar na casa de dona Raimunda Boaventura, que vive em São Paulo. Ela conta que atualmente tem que usar a criatividade para conseguir colocar almoço na mesa de sua casa, porque já não consegue comprar tudo o que comia. "Normalmente consigo fazer arroz, feijão e salsicha ou linguiça seca. Mas às vezes só arroz e feijão mesmo porque não consigo comprar mais nada" (a partir de 5:53 do arquivo acima).

O caso de dona Raimunda ilustra os dados da pesquisa, que mostraram também que a fome atinge de forma desigual determinados grupos sociais. Em casas com uma única pessoa responsável, se essa pessoa é mulher ou da raça negra, os percentuais de insegurança alimentar são mais altos (a partir de 7:47 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.