Topo

Papo Preto #31: A força do empreendedorismo preto no Brasil

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

12/05/2021 06h00

O empreendedorismo foi negado à população preta durante décadas, e hoje há 14 milhões de pessoas que se auto declaram negros e negras em seu CNPJ têm a capacidade de empreender e buscam políticas públicas de incentivos para isso.

Neste episódio de Papo Preto, Yago Rodrigues conversa com Aparecida da Silva, psicóloga e presidente da Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro) e com João Carlos Nogueira, coordenador executivo da instituição sobre as origens e a força do empreendedorismo preto no Brasil.

Segundo Nogueira, há uma ideia de que os negros não têm heranças empreendedoras. "São construções sociais que temos que desconstruir falando sobre, informando", diz ele a partir de 18:58 do arquivo acima.

E explica que os negros sabem mais de trabalho do que a média em grande parte do mundo. "Nós fomos submetidos compulsoriamente ao trabalho escravo, mas sempre soubemos trabalhar a nossa criatividade. Fomos nós que fizemos, no passado, o melhor na lavoura, o melhor na cidade, nós construímos toda a base material desse país." (a partir de 28:25 do arquivo acima).

Aparecida Silva lembra que sempre quis estudar quando era criança, mas para os pais o mais importante sempre foi trabalhar porque o empreendedorismo dos negros sempre foi pela necessidade de sobrevivência.

O fato de, ainda nos dias de hoje, o empreendedorismo preto estar ligado ao sustento muito mais do que à capitalização fez com que a situação desses trabalhadores se agravasse durante a pandemia. "Muitos não estão podendo sair para vender em feiras, e nós vendemos muito em feira. Isso está gerando um sofrimento muito grande, não só econômico, mas emocional também" (a partir de 38:14 do arquivo acima).

Para Nogueira, mais do que nunca o momento é de união. "Para sobreviver é necessário a força coletiva, no Brasil somos representativos, mas somos melhores de forma coletiva (a partir de 52:13 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.