Topo

Conversa de Portão #31: A Paraíba de Juliette tem Margarida

Mais Conversa de Portão
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

04/05/2021 06h00

Que relação você tem com a sua terra? A que te remete o teu lugar de origem? Nos últimos meses, a participante do Big Brother Brasil Juliette Freire chamou a atenção do Brasil para o Estado da Paraíba e deixou evidente a paixão que sente pela sua terra e por ser paraibana.

A Paraíba é a terra das cantoras Elba Ramalho e Lucy Alves, mas também de Margarida Maria Alves. Você já ouviu falar dela? Neste episódio de Conversa de Portão, Semayat Oliveira fala com Mirella Braga, professora do Centro Universitário de João Pessoa e do Instituto Federal da Paraíba, para contar um pouco sobre a mulher que deu nome à 'Marcha das Margaridas', que ocorre em Brasília a cada quatro anos.

Nascida em 1933, filha de agricultores, pai indígena e mãe negra, Margarida Maria Alves cresceu e morreu entre conflitos agrários. A professora conta que a sua história evidencia como a questão da terra é também uma questão étnica racial (a partir de 7:30 do arquivo acima).

Margarida foi a primeira mulher a presidir um sindicato de trabalhadores rurais, em 1973, quando as mulheres sequer participavam das reuniões sindicais porque, segundo os maridos, "não sabiam falar", como conta uma antiga companheira de Margarida (a partir de 9:20 do arquivo acima).

A sua luta pela terra e também pelos direitos dos trabalhadores rurais incomodou a elite brasileira e levou ao seu assassinato em 1983, com um tiro de espingarda no rosto.

"O assassinato dela à luz do dia em frente ao filho menor de idade, de 8 anos, ocasionou uma comoção que virou símbolo da marcha das margaridas", conta a professora (a partir de 13:04 do arquivo acima). "Ela fica como grande símbolo, mas o desfecho não foi o que ela queria, pois não houve punição dos agentes políticos."

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conversa de Portão #31: A Paraíba de Juliette tem Margarida - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Conversa de Portão