Topo

Papo Preto #29: Quantos streamers negros você conhece?

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

28/04/2021 15h34

Idealizador do projeto Wakanda Streamers, Tales Porphirio é o convidado deste episódio do Papo Preto.

Desde 2018, o coletivo busca reunir e dar suporte a streamers e outros participantes da comunidade negra online, criando uma rede de apoio com troca de experiências, incentivo, orientação, divulgação, ensino e assessoria em assuntos como marketing pessoal e rentabilização dos canais.

Ao apresentador Yago Rodrigues, Porphirio contou que tudo começou quando um amigo lhe apresentou a plataforma Twitch e ele passou a fazer lives jogando. Logo se deparou com uma ausência de streamers negros.

"Eu queria consumir conteúdo preto, queria trocar uma ideia [com outras pessoas pretas]. Quando você está fazendo live, está trocando uma ideia com alguém. O principal é que haja essa conexão", disse (a partir de 19:31 do arquivo acima).

Ele começou então a procurar por essas pessoas na plataforma e a realizar um levantamento de streamers negros. O próximo passo foi colocar o Wakanda Streamers no mundo.

"Toda live que eu fazia tinha um texto em cima da tela: 'quantos streamers negros vc conhece?', pra puxar essa reflexão das pessoas e pra atrair quem fosse streamer negro", disse (a partir de 22:26 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.