Topo

Conversa de Portão #29: Aline Chermoula e a cozinha ancestral afetiva

Mais Conversa de Portão
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

20/04/2021 06h00

Chef baiana que pesquisa e trabalha com cozinha africana e afrodiaspórica, Aline Chermoula conversou com a apresentadora Mayara Penina neste novo episódio do Conversa de Portão.

"Olhando para a cultura desses locais que receberam os africanos escravizados, a gente percebe muita similitude e muita potência também", disse (a partir de 10:22 do arquivo acima).

Inicialmente, Chermoula se dedicou ao resgate de pratos emblemáticos, mas mais recentemente tem olhado também para os ingredientes: azeite de dendê, coco, amendoim, inhame. Para ela, um ponto importante desse resgate é a transmissão dessa cultura culinária para seus filhos.

"É super importante continuar mantendo esse elo e ensinar os que estão chegando sobre essa cultura culinária, porque é com esse saber que eles aprendem hoje que eles vão se tornar alguém mais forte amanhã. É uma forma de trabalhar a autoestima deles, colocar pra eles que eles têm um lugar de pertencimento, que essa cultura deles tem muito valor", explicou a chef (a partir de 3:54 do arquivo acima).

A jornalista Livia Lima, do Nós, Mulheres da Periferia, e Josete Laura, mãe da apresentadora, também participaram do episódio.

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.