Topo

Papo Preto #26: "Impor resultados não acaba com o racismo, mas o diminui"

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

07/04/2021 13h31

Neste novo episódio do podcast Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues recebe Zé Irineu Filho, ex-jogador profissional de basquete e poker, escritor e comunicador. Ele lançou recentemente o livro "O Homem Sem Malícia", disponível em e-book pela Amazon.

Zé Irineu Filho comentou suas vivências em meios majoritariamente brancos que frequentou, como a Universidade Mackenzie, onde estudou Educação Física, e o poker profissional.

"Quando eu fui pra faculdade, eu não deixei de ouvir samba, não deixei de ser negro na concepção cultural da palavra. Quando vc se apresenta como negro, pessoas que não convivem com negros ficam em choque", disse (a partir de 20:06 do arquivo acima).

No poker, onde se aposta milhares de reais para disputar uma partida, ele conta que o que importava eram os resultados na mesa, mas o racismo estrutural ainda estava presente. "Quando você impõe seus resultados, o racismo não acaba, mas diminui bastante", afirmou (a partir de 18:39 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.