Topo

Papo Preto #24: "O audiovisual é o maior educador do mundo"

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

24/03/2021 06h00

Nesse episódio do podcast Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com o ator, roteirista e diretor Licínio Januário. Ele é um dos fundadores da Wolo TV, streaming brasileiro focado em narrativas negras.

De Angola, Januário vive no Brasil há 14 anos. Chegou aqui aos 17, para cursar engenharia civil, mas a prática de capoeira o levou para as artes — para o teatro e o audiovisual.

Foi instrutor de capoeira em comunidades do Rio, como o Complexo da Maré, e esse contato com a juventude o fez querer mudar o audiovisual: segundo ele, muitos conteúdos transmitem às crianças negras a mensagem de que elas não têm futuro.

"O audiovisual, a imagem é o maior educador do mundo. Não tem como fugir disso. 'Cidade de Deus' estreou em Angola e aumentou a criminalidade, todo mundo queria ser o Zé Pequeno", disse (a partir de 12:11 do arquivo acima).

Para romper com os estereótipos de criminalidade e servidão, Januário defende a autonomia negra na produção audiovisual. "O que a gente sempre quis é ter autonomia dentro dessa briga de narrativas. a distribuição sempre foi branca, os investimentos sempre vieram para as produtoras brancas, sempre vieram para o sudeste", argumentou (a partir de 18:17 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.