Topo

Papo Preto #23: A faxina me levou para a Europa

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

17/03/2021 04h00

"Toda vez que eu me apresento como produtora de conteúdo, palestrante e escritora, dá uns 5 minutinhos de 'meu deus, como foi que isso aconteceu?'", diz Verônica Oliveira (a partir de 2:09 do arquivo acima).

Conhecida nas redes como @faxinaboa, Oliveira era operadora de telemarketing até ter uma crise de saúde mental que a fez se encontrar como faxineira. Ela é a convidada do 23º episódio do Papo Preto.

"O primeiro comentário que as pessoas faziam era 'meu deus, você trocou um emprego muito ruim por outro bem pior'. E no entanto tudo começou a dar muito certo na minha vida quando comecei a trabalhar com as faxinas e de lá pra cá elas me tornaram uma palestrante e produtora de conteúdo", conta (a partir de 2:50 do arquivo acima).

Verônica tem orgulho da profissão de faxineira e das conquistas que vieram dela, mas sabe que sua trajetória é exceção.

"Sempre tento deixar muito claro que a minha história é o ponto mais fora da curva possível. Eu conheço muitas pessoas que trabalham com limpeza e falam: 'tem 10 anos que eu não consigo ir pro nordeste visitar meus pais'. A gente sabe que o trabalho dessa pessoa está sendo desvalorizado, que ela não ganha o quanto deveria ganhar", disse (a partir de 18:03 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.