Topo

Conversa de Portão #24: Uma estátua para Marielle, um legado para o mundo

Mais Conversa de Portão
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

16/03/2021 04h00

No domingo (14), o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes completou três anos. A família e a sociedade civil ainda cobram respostas sobre os mandantes do crime.

Mais de mil dias após a execução, a memória coletiva e o legado político de Marielle seguem vivos. Neste episódio do podcast Conversa de Portão, Jéssica Moreira entrevista a arquiteta Gabriela de Matos, fundadora do projeto Arquitetas Negras sobre como a figura da vereadora está presente nos espaços públicos do Brasil e até em outras cidades do mundo.

São escolas, ruas, praças e até um jardim em Paris que ganharam o nome de Marielle. O Instituto Marielle Franco irá erguer uma estátua em homenagem à vereadora.

Para Matos, a presença do nome de Marielle nesses espaços garante que sua história continue sendo narrada. "Imagina quantas vezes a história de quem foi a Marielle vai ser contada por conta desses nomes desses lugares. Acho de extrema importância a gente conseguir falar sobre ela, dizer o nome dela", disse (a partir de 6:46 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conversa de Portão #24: Uma estátua para Marielle, um legado para o mundo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Conversa de Portão