Topo

Conversa de Portão #23: Nos 7 anos do Nós, como é ser mulher e jornalista?

De Ecoa, em São Paulo

09/03/2021 04h00

Em março, mês das mulheres, o Nós, mulheres da periferia completa sete anos. Para comemorar, o Conversa de Portão recebe mulheres que também estão na dianteira de veículos jornalísticos que fazem um contraponto às narrativas hegemônicas.

Neste 23º episódio, Débora Britto, repórter da Marco Zero Conteúdo, em Recife, Kátia Brasil, da Agência Amazônia Real, em Manaus e Carla Siccos, fundadora do jornal CDD Acontece, no Rio de Janeiro, conversam com a jornalista Mayara Penina sobre rotina, financiamento e a importância do trabalho de mulheres no jornalismo.

Segundo Britto, da Marco Zero Conteúdo, essas iniciativas propõem uma virada na ideia tradicional de um jornalismo isento e distanciado, valorizando a vivência e proximidade com o território nas coberturas.

"Existe essa ideia do distanciamento jornalístico em relação àquilo que se vai noticiar, que de certa forma se associa ao sistema patriarcal e é muito reproduzida por esse jornalismo tradicional que pregava uma neutralidade e tem uma grande presença de homens", disse (a partir de 3:29 do arquivo acima).

Já Kátia Brasil, cofundadora da Agência Amazônia Real, e Carla Siccos, fundadora do jornal CDD Acontece, um dos principais canais de mídia comunitária do Rio de Janeiro, contam que, no início, as pessoas sempre achavam que homens estavam no comando de seus veículos.

"Nos primeiros três, quatro anos do CDD Acontece muita gente achava que quem administrava a página era um homem. Sempre que eu recebia uma mensagem, era 'e aí, meu camarada?', 'e aí, cara?', sempre se referindo a um homem", disse Siccos (a partir de 7:09 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural. Novos episódios são publicados toda terça-feira. Este episódio teve produção de Carol Moreno, direção musical de Sabrina Teixeira Novaes, trilha sonora e edição de som por Sabrina e Camila Borges.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conversa de Portão #23: Nos 7 anos do Nós, como é ser mulher e jornalista? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Conversa de Portão