Topo

Papo Preto #19: "Nós que fazemos esse país acontecer", diz Alê Santos

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

17/02/2021 04h00

A trajetória do escritor Alê Santos é o destaque do episódio desta semana do podcast Papo Preto. O convidado deste Papo Preto #19 foi um dos finalistas do prêmio Jabuti do ano passado com o livro "Rastros de Resistência".

"O que a gente sabe, o que a gente vê nas ruas é que nós, as pessoas pretas, periféricas e interioranas, a gente faz esse Brasil acontecer todos os dias", diz (a partir de 25:10 no arquivo acima). "O problema do Brasil não é potencial, mas oportunidade."

Alê e o apresentador Yago Rodrigues compartilham também a luta de conseguir se manter na faculdade e conseguir aproveitar oportunidades já que o dinheiro sempre foi curto.

"Ganhei bolsa para fazer Publicidade e Propaganda e foi quando meu mundo se abriu. Fui estudar em outra cidade. Não sabia o que eu seria, o caminho que eu seguiria, porque já tinha feito todos os cursos técnicos possíveis, mecânica, em administração, em vendas, tinha tentado trabalhar com tudo", diz ele (a partir de 13:06 do arquivo acima).

Alê fala também sobre a dificuldade de tomar um caminho diferente das referências que tinha em seu entorno. "Mesmo com a internet chegando, ninguém te diz dá para ganhar a vida como escritor", comenta (a partir de 15:12 do arquivo acima). "Todo mundo era mecânico, todo mundo era vendedor, e você só vê histórias de pessoas se ferrando", completa.

Alê lembra que, apesar do hype no Twitter ter acontecido há 2 anos, ele já trabalhava com storytelling há 10. Ele criou diversos blogs e chegou a ser premiado. "Eu sabia que para eu sobreviver com o que eu queria fazer eu não podia estar só fisicamente no interior, precisava me transportar para outras regiões através da internet", diz (a partir de 21:04 no arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL e coletivos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.