Topo

Papo Preto #17: Gay, negro e cristão

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

03/02/2021 04h00

Produtor de conteúdo no canal do YouTube Muro Pequeno, Murilo Araújo é o entrevistado deste episódio do Papo Preto.

Na conversa com o apresentador Yago Rodrigues e com o repórter do Alma Preta Victor Lacerda, o convidado falou de questões que explora com frequência em seu canal — que tem cerca de 140 mil inscritos — como sexualidade, masculinidades, negritude e religião.

Em meio à discriminação sofrida na escola por conta de sua homossexualidade e às dificuldades de tratar do tema com a família enquanto crescia, Araújo teve uma experiência de acolhimento e encontrou ferramentas para a auto-aceitação na Pastoral da Juventude, organização da Igreja Católica. Foi também nesse espaço que se deu sua formação política em relação a questões de classe, raça e gênero, à injustiça social e à necessidade de promover transformação no mundo.

"Eu sei que a minha experiência sendo gay na igreja é muito diferente da maior parte das pessoas, porque a igreja não lida nada bem com o tema da homossexualidade, da questão LGBT de modo geral", disse (a partir de 14:03 do arquivo acima).

E complementou (a partir de 14:45 do arquivo acima): "Mas o cristianismo é plural nas suas expressões, e apesar de estruturalmente a gente ter muito essa realidade, existem muitos movimentos importantes, progressistas, dissidentes dentro das igrejas cristãs, que fazem um trabalho muito importante de pautar essas questões e inclusive denunciar essas práticas, esses discursos e comportamentos violentos que se organizam dentro das igrejas. Foi nesse espaço que eu vivi a minha fé e nesse contexto em que eu fui formado".

Hoje, Araújo participa de um coletivo católico LGBTQIA+ e da rede nacional que articula esses grupos, levantando a bandeira antiLGBTfobia dentro da igreja.

"Algumas pessoas me perguntam 'Murilo, como você consegue ser militante, fazer todos esses debates e ao mesmo tempo continuar sendo católico?' Eu falo que, na verdade, só sou militante, só faço esses debates porque sou católico. A questão é que o que significa pra mim ser católico não é o que geralmente as pessoas entendem", disse (a partir de 21:54 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL e coletivos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.