Topo

Conversa de Portão #20: Iemanjá, divindade celebrada em país marcado por intolerância religiosa

Mais Conversa de Portão
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

02/02/2021 04h00

Hoje, terça-feira, 2 de fevereiro, é dia de Iemanjá. O 20º episódio do podcast Conversa de Portão celebra a data conversando com a Ialorixá Luciana de Oyá e com a Egbomi Telma de Iemanjá sobre a importância da divindade, que é lembrada e reverenciada por muitos, mesmo com a intolerância religiosa presente no Brasil.

"Para o candomblé, não existe uma divindade mais importante. Todas têm a mesma importância e se compõem umas com as outras. Exu é o senhor da comunicação, dos caminhos. Ogum é o grande agricultor, senhor do ferro e da tecnologia. Mãe Oyá é a mulher guerreira, dona dos ventos, dos rios. E Iemanjá está ligada diretamente à figura de mãe zelosa das águas, do rio", disse a ialorixá Luciana de Oyá (a partir de 5:17 do arquivo acima).

Ainda assim, o costume de colocar presentes no mar para Iemanjá e a celebração do dia 2 de fevereiro a tornam uma das figuras do candomblé mais presentes no imaginário popular.

"As pessoas estão muito intolerantes. A fé está muito distante e talvez dia 2 de fevereiro seja o dia em que ela está ali, o dia em que Iemanjá está mostrando que não existe diferença entre pessoas, quem faz essa diferença somos nós", disse a Egbomi Telma de Iemanjá (a partir de 19:02 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural. Novos episódios são publicados toda terça-feira. Este episódio teve produção de Carol Moreno, direção musical de Sabrina Teixeira Novaes, trilha sonora e edição de som por Sabrina e Camila Borges.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.