Topo

Papo Preto #16: Saúde e política andam juntas

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

27/01/2021 10h00

Médica especializada em saúde da família, Denize Ornelas é a entrevistada do 16º episódio do Papo Preto, que tem como assunto principal o início da vacinação contra a covid-19 no país.

Nascida em Duque de Caxias, na baixada fluminense, Ornelas se formou pela Universidade Federal Fluminense e é mestre em saúde da família pela Universidade Federal de São Paulo. Além de atuar na área nas periferias de São Paulo, ela também dá aulas e coordena um programa de residência.

No programa, ela falou sobre os grupos prioritários para a vacinação, explicando os critérios que definem quem deve ser vacinado primeiro.

"Nosso grande forte no Brasil é o Programa Nacional de Imunizações do governo federal, que vai acontecer apesar de todos os ataques políticos ao SUS que a gente teve nos últimos, apesar do congelamento de recursos por 20 anos. Vai acontecer porque a gente tem posto de saúde, estratégia de saúde da família, agente comunitário de saúde, porque a gente está nas comunidades e nos lugares para onde essa vacinação precisa ser levada", afirmou (a partir de 20:17 do arquivo acima).

Tendo em vista a importância dessas políticas públicas, Ornelas enfatizou que saúde e política são indissociáveis.

"Nesse momento, tudo relacionado à covid passa pela política. Passa por escolher onde eu vou investir recurso, de que forma, por contratar mais ou menos profissionais de saúde para atender as pessoas, pela negociação dentro da Organização Mundial da Saúde para estar num consórcio que pode ajudar a gente a obter mais vacinas, por uma política de relações exteriores que decide brigar pela quebra da patente da vacina, para que o custo não seja tão alto para um país como o nosso, que tem que imunizar muita gente", disse (a partir de 24:37 do arquivo acima).

Essa relação já é reconhecida há mais de século por quem estuda questões de saúde pública. "Saúde é política. E isso não é uma coisa do século 21 ou do 20. O pai da patologia, Rudolf Virchow [1821-1902], já falava isso", declarou a médica da família (a partir de 22:58 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL e coletivos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.