Topo

Conversa de Portão #19: Cada um no seu quadrado; produção audiovisual periférica na pandemia

Mais Conversa de Portão
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

26/01/2021 04h00

Lançada no final de 2020 no serviço de streaming Globoplay, a série "40m²" reúne curtas-metragens realizados por moradores de bairros periféricos de São Paulo durante a pandemia de covid-19. Os filmes foram agrupados de acordo com seus temas em quatro episódios com cerca de meia hora de duração.

O 19º Conversa de Portão conversou com a diretora e montadora Jéssica Queiroz e a montadora Samya Carvalho, que atuaram na seleção dos filmes participantes, no roteiro, direção e edição da série.

"Eu sou de Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo. Acho que falar sobre periferia e o que é ser um jovem preto na periferia permeia todos os meus trabalhos autorais, tanto meus curtas quanto videoclipes e outras coisas que eu gravo", disse Jéssica Queiroz (a partir de 2:25 do arquivo acima).

Sobre seu trabalho, Samya Carvalho afirmou que a maioria das profissionais com quem trabalha são mulheres pretas. "Acho que alcancei algo que eu gostaria mesmo, que é trabalhar com mulheres pretas, falar sobre mulheres pretas. Isso pra mim tem sido muito importante", declarou (a partir de 3:03 do arquivo acima).
O título da série lembra as dificuldades do confinamento para famílias periféricas, com um número grande de pessoas compartilhando espaços pequenos. A metragem de 40 m² foi sugerida por Queiroz por ser o tamanho padrão de unidades da Cohab.

"A graça do '40' é que [os filmes] estão falando da mesma coisa, apesar de falarem de formas muito diferentes, muito plural. São histórias periféricas, histórias de pessoas à margem do que a gente diz como padrão. Em algum lugar essas histórias se encontram e a gente aproveitou isso, foi aí que a gente costurou", disse Queiroz (a partir de 12:23 do arquivo acima)."Se você pensar na periferia, no nosso aprendizado, a gente é uma colcha de retalhos mesmo, cada um é um pouquinho do que é o outro. Acho que a beleza da série é essa coletividade".

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural. Novos episódios são publicados toda terça-feira. Este episódio teve produção de Carol Moreno, direção musical de Sabrina Teixeira Novaes, trilha sonora e edição de som por Sabrina e Camila Borges.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.