Topo

Conversa de Portão #15: Retrospectiva - Mulheres chegam exaustas ao final de 2020

De Ecoa, em São Paulo

29/12/2020 12h01

No último episódio do ano do Conversa de Portão, as âncoras do podcast se reúnem para comentar o que as deixou exaustas em 2020, recapitulando os principais fatos do ano para as mulheres da periferia.

A retrospectiva traz temas como a sobrecarga gerada pelo trabalho doméstico e de cuidado, os desafios enfrentados por enfermeiras e agentes de saúde das periferias, que atuam na linha de frente conta a Covid-19, o aumento da violência doméstica, da violência policial, e o impacto da doença nos bairros periféricos — todos abordados pela cobertura realizada pelo Nós, mulheres da periferia ao longo do ano.

"Foi mais um ano em que as mulheres mostraram como levam esse mundo e esse Brasil com cuidado, e o quanto o cuidado é revolucionário", disse a jornalista Mayara Penina (a partir de 1:13 do arquivo acima). "Impossível ser mulher e não estar exausta".

Elas também destacam que o luto esteve especialmente presente nas periferias, seja em consequência do maior número de mortes de pessoas negras e periféricas pela Covid-19, seja pelo aumento da violência estatal, que também teve mais pessoas negras e periféricas como vítimas.

"Esse luto coletivo que atravessamos durante todo o ano de 2020 é principalmente nosso, que estamos nas pontas", disse Jéssica Moreira (a partir de 18:53 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural. Novos episódios são publicados toda terça-feira. Este episódio teve produção de Carol Moreno, direção musical de Sabrina Teixeira Novaes, trilha sonora e edição de som por Sabrina e Camila Borges.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify, no Google Podcasts e no Deezer.