Topo

Conversa de Portão #8: Juventude negra e trajetórias políticas, da ZL à ONU

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

03/11/2020 04h00

No oitavo episódio de Conversa de Portão, Regiany Silva conversa com Gabriela Vallim, jornalista e educomunicadora, sobre os desafios de ocupar a política com pautas da juventude negra das periferias. Aos 27 anos, Gabriela tem um longo histórico de ativismo no tema. Ela, que cresceu em Itaquera, na zona leste de São Paulo, atuou em campanhas e movimentos em prol das juventudes, trabalhou na gestão municipal de São Paulo. Em 2015, depois de liderar a campanha #15contra16 contra a diminuição da maioridade penal, foi convidada pela Presidência da República para falar na Conferência Geral da ONU sobre a juventude negra brasileira, representando o Brasil no evento com líderes mundiais.

"Foi muito incrível, porque eu não tava ali sozinha, sabe?", diz (a partir de 11:34 do arquivo acima). "Fui uma pessoa que foi ali representar milhões, fui dizer o que o só foi possível porque muitas pessoas estiveram dia e noite trabalhando por amor e fazendo isso acontecer do nada".

Hoje, Gabriela trabalha com comunicação corporativa em uma multinacional. Mas isso não significa que tenha deixado o ativismo de lado. "Grandes empresas comunicam com muitas pessoas, empregam muitas pessoas, e elas têm um poder de impactar a sociedade quando pessoas que têm esse pensamento estão lá, fazendo essas coisas acontecerem", afirma (a partir de 13:52 do arquivo acima).

Mas, acima de tudo, porque sua simples presença ocupando um espaço corporativo já é uma ação política. "Sou a favor de que nós estejamos em todos os espaços", declara, na abertura do podcast. "A gente precisa estar em multinacionais, a gente precisa estar na política, a gente precisa estar na TV, a gente precisa estar nos hospitais. Porque nós pertencemos a uma sociedade, então precisamos estar representados em todas as partes da sociedade".

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural. Novos episódios vão ao ar todas as terças-feiras.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify, no Google Podcasts e no Deezer.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conversa de Portão #8: Juventude negra e trajetórias políticas, da ZL à ONU - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Conversa de Portão