Topo

4 receitas com plantas comestíveis para variar o cardápio

Cozinhando com PANCs - iStock
Cozinhando com PANCs Imagem: iStock

Giacomo Vicenzo

Colaboração para Ecoa, em São Paulo (SP)

10/08/2022 06h00

As PANCs são plantas comestíveis não convencionais que nem sempre são encontradas em supermercados, mas que podem fazer parte de hortinhas ou brotar em locais específicos. Alguns desses vegetais são ricos em vitaminas e nutrientes e podem ser grandes aliados da saúde.

O chef de cozinha Willian Vieira, do restaurante o Guará Cozinha Catarinense, lembra que as PANCs estavam presentes desde muito tempo na nossa alimentação, principalmente nos tempos em que famílias viviam em sítios, além de serem amplamente consumidas por povos tradicionais até hoje. Essa é uma maneira mais econômica e saudável de se alimentar. Atualmente na cidade, as PANCs podem ser encontradas em feiras e em distribuidores orgânicos.

Pensando nisso, Ecoa preparou uma lista de receitas com a ajuda do chef Willian Vieira. Vem com a gente:

Pesto de urtiga - iStock - iStock
Pesto de urtiga
Imagem: iStock

Pesto de urtiga

Você pode servir o pesto de urtiga com massas, com antepasto e até como molho para saladas. Mas lembre-se sempre de branquear as folhas. A urtiga é rica em ferro e tem propriedades anti-inflamatórias.

Ingredientes:

Folhas de urtiga (50 gramas);

Queijo parmesão (50 gramas);

Azeite de oliva (100 ml);

Um dente de alho;

Amendoim torrado (30 gramas);

Sal e pimenta (a gosto).

Modo de preparo:

Branqueie as folhas em água quente por dez segundos. Em seguida, coloque em água gelada, escorra e esprema bem com as mãos para tirar o excesso de água. Após isso, leve ao liquidificador e coloque todos os ingredientes, bata bem até formar uma pasta. Por fim, adicione sal e pimenta e guarde na geladeira por até 15 dias.

Folha de batata-doce refogada  - iStock - iStock
Folha de batata-doce
Imagem: iStock

Folha de batata-doce refogada

Para servir, o chef recomenda dispor as folhas bem refogadas com bacon e o pão torrado por cima. Como acompanhamento é indicada alguma proteína ou salada. As folhas da batata-doce são ricas em antioxidante, e por serem da família das folhas verdes escuras, também são ricas em ferro.

Ingredientes:

Folhas de batata-doce (100 gramas);

Azeite de oliva (10 ml);;

Sal e pimenta (a gosto);

Bacon (50 gramas);

Pão adormecido (para torrar);

Tomilho e alecrim.

Modo de preparo:

Corte o bacon em pequenos cubos e refogue bem para soltar a gordura e dourar. Depois, entre com as folhas de batata-doce higienizadas, refogue e adicione o sal e a pimenta. Para o pão, corte em cubos e em uma tijela misture o azeite e as ervas picadas. Por fim, leve ao forno em um recipiente apropriado a 180 graus até dourar (cerca de 10 minutos).

Carpaccio de beldroega com abobrinha - iStock - iStock
Carpaccio de beldroega com abobrinha
Imagem: iStock

A beldroega pode ser usada como uma entrada leve no carpaccio e fácil de fazer. O prato é rico em vitamina C, cálcio e magnésio. Além disso, de acordo com o chef, a planta tem propriedades diuréticas.

Ingredientes:

Folhas de beldroega (50 gramas);

Abobrinha verde (1 unidade);

Azeite de oliva (20 ml);

Flor de sal (a gosto);

Ricota (uma peça);

Tomilho, alecrim e hortelã;

Amendoim torrado.

Modo de preparo:

Faça fatias finas de abobrinha. Depois, disponha no fundo do prato e tempere com azeite e flor de sal. Para a ricota, desmanche com o garfo em um bowl, tempere com azeite, sal, e as ervas rasgadas. Comece a dispor em cima das fatias de abobrinha a ricota e as folhas de beldroega. Finalize com o amendoim torrado.

Caponata de coração de bananeira - iStock - iStock
Caponata de coração de bananeira
Imagem: iStock

A caponata de coração de bananeira pode ser servida como antepasto. Seu armazenamento deve ser feito em geladeira e pode durar até um mês. O chef explica que o prato tem grande quantidade de proteínas e minerais, é rico em fibras e fortalece a imunidade do organismo.

Ingredientes:

Coração de bananeira (1 unidade);

Pimentão vermelho (50 gramas);

Pimentão amarelo (50 gramas);

Cebola roxa (50 gramas);

Berinjela (100 gramas);

Azeite (50 ml);

Tomilho, alecrim e manjericão;

Azeitonas verdes (50 gramas).

Modo de preparo:

Descasque o coração de bananeira até o meio, ferva os umbigos (assim chamados esse centro), ferva de duas a três vezes para tirar o amargo. Troque de água a cada fervura. Depois, pique todos os legumes em cubos, leve a uma forma com o azeite, as ervas e os umbigos fervidos e cortados. Após isso, misture tudo, adicione sal e pimenta e leve ao forno por meia hora a 150 graus (mexa a cada 15 minutos).