Topo

Ex-jogador atuou como servente de pedreiro em Portugal para ajudar alunos

Projeto ajuda crianças de comunidades por meio do esporte em Pernambuco - Arquivo Pessoal
Projeto ajuda crianças de comunidades por meio do esporte em Pernambuco Imagem: Arquivo Pessoal

Ed Rodrigues

Colaboração para Ecoa, do Recife

31/07/2022 06h00

"Acompanhamos o desenvolvimento deles na escola e tentamos ajudar os mais necessitados com alimentos. Organizamos ações de arrecadação de alimentos e distribuímos. Mais de 500 jovens já passaram por lá", diz um ex-jogador de futebol que está ajudando crianças carentes por meio do esporte, em Pernambuco. Alandeverson dos Santos, 32, criou uma escolinha de futebol que ocupa as crianças, afastando-as de possíveis contatos com a criminalidade. Além disso, a escolinha treina e faz a ponte com clubes profissionais.

Mais de 500 crianças já passaram pelo projeto. Atualmente, dez atuam em times de futebol profissional. Alandeverson mantém a escola com doações e ajuda de voluntários.

Gool Solidário

Alan, como é conhecido pelos amigos e beneficiados do projeto Gool Solidário, decidiu montar o trabalho quando encerrou a carreira de jogador de futebol. O projeto atua na cidade de Primavera, na zona da mata pernambucana, a 81 quilômetros do Recife.

"Quando voltei de Portugal, eu ia ao campo de futebol correr e sempre via muitas crianças ali brincando. Elas sabiam que eu havia sido jogador e me pediam para treiná-las. Eu falava que não tinha tempo. Mas aquilo ficou na minha cabeça: o bem que poderia ser para elas em participar de um esporte. Então, um dia eu disse: vou treinar vocês, mas só ser forem para a igreja comigo. Foi assim que começamos", contou o ex-atleta a Ecoa.

Quando saía de casa em casa para buscar as crianças, ele percebia as dificuldades de cada família. Algumas não sabiam ler, outras não tinham o acompanhamento dos pais por causa do trabalho, para outras faltava até a alimentação.

O ex-atleta decidiu dar àquelas crianças a oportunidade de mudar de vida por meio do esporte e passou a treiná-las para torneios e peneiras de times de futebol profissional. Na escolinha, os participantes treinam três vezes por semana. Atualmente, 120 jovens frequentam a escolinha.

"Temos um trabalho que se chama base. Os garotos que estão na base treinam todos os dias para que haja um desenvolvimento e participamos de competição onde esses garotos são vistos por olheiros", continuou.

Trabalhando como servente de pedreiro para custear aluno

Para ajudar um jovem em quem um time de Portugal teve interesse, Alan viajou à Europa com o o menino e, enquanto ele passava pelos testes, chegou a trabalhar para custear as semanas que passaram por lá.

"Tive que ficar três meses lá. Fiquei em uma equipe treinando e trabalhando de servente de pedreiro para me mante e ajudar o garoto. Graças a Deus, ele ficou no time e está lá até hoje", disse.

Outros jovens que passaram pelo Gool Solidário também seguiram carreira no futebol. É o caso de Caio Vitor, 14. O adolescente atua no sub-15 do Santa Cruz Futebol Clube. Zagueiro, Caio conta que conheceu o projeto por meio dos pais e avós.

"Conheci o projeto quando tinha 6 anos, através de meus pais e meus avós maternos. Foi um projeto que abriu as portas para mim, para eu ir em busca do meu sonho de um dia chegar em um grande clube de base. Quando fiz 10 anos, o professor Alan me levou junto com alguns meninos para fazer uma peneira no núcleo Vasco Recife, onde fui aprovado e fiquei até o ano passado onde ganhamos todas as competições que participamos no ano 2021, inclusive a Copa PE, campeonato PE e Liga Nordeste de futsal realizada no estado do Ceará", contou.

No início deste ano, Caio fez a transição para o futebol de campo e passou a integrar o Santa Cruz. "Agradeço primeiramente a Deus por tudo isso. Mas agradeço também e ao professor Alan pela confiança e apoio que sempre me deu e dá nessa jornada", ressaltou.

Para o projeto seguir mudando vida, Alan conta com a solidariedade de doadores. Ele sempre divulga as ações nas redes sociais do projeto, e convoca os seguidores a ajudarem. Para conhecer mais o Gool Solidário, basta acompanhar o Instagram do projeto.

https://instagram.com/projetogoolsolidario?igshid=YmMyMTA2M2Y=