Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #89: O Brasil é diferente das novelas para o imigrante negro

De Ecoa, em São Paulo

30/07/2022 06h00

A congolesa Prudence Kalamba vive no Brasil há 12 anos e escolheu o nosso país quando teve que fugir da República Democrática do Congo após um conflito político. Apaixonou-se pelo Brasil ao conhecê-lo através das telenovelas, mas quando chegou aqui, encontrou um cenário muito diferente do da ficção.

Neste episódio de Papo Preto, ela conta ao apresentador Yago Rodrigues que quando chegou ao Rio de Janeiro o encanto se desfez logo. "Tudo o que eu via na novela e imaginava era diferente, a primeira coisa que senti foi o preconceito e a xenofobia e naquele momento eu nem sabia que essas palavras existiam" (a partir de 4:30 do arquivo acima).

Prudance diz que apesar de observar que os negros formam a maioria da população do Rio, ela sofreu coisas que nunca imaginava que sofreria um dia. "Eu estava grávida e andava de roupa africana, toda coberta, porque na minha cultura a mulher grávida se cobre para proteger o bebê", conta. "As pessoas não aceitavam aquilo e zombavam de mim" (a partir de 6:13 do arquivo acima).

Relacionadas

Para ela, é preciso que as pessoas entendam que os imigrantes em situação de refúgio não estão no país para roubar o lugar ou o trabalho de ninguém. "A culpa não é nossa, se um dia os países poderosos pararem de mexer no nosso continente, que é a África, e pararem de roubar nossas riquezas talvez não haja mais tantos deslocamentos. O povo brasileiro precisa parar de nos tratar como objetos, a mídia precisa parar de diminuir nosso continente" (a partir de 15:33 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papo Preto #89: O Brasil é diferente das novelas para o imigrante negro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Plural