Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #88: É preciso colocar a racialização do debate migratório

De Ecoa, em São Paulo

23/07/2022 06h00

Há hoje no Brasil 50 mil africanos, provenientes a maioria de países de língua portuguesa. Muito desses imigrantes racializados sofrem com racismo e xenofobia quando chegam ao país, mesmo tendo todas as condições necessárias para migrar. Neste episódio de Papo Preto, Yago Rodrigues recebe o sociólogo Alex Vargem, que pesquisa e atua no combate à xenofobia estrutural nas fronteiras Brasileiras e denuncia esses impedimentos.

O sociólogo diz que muito criticamos os muros, principalmente entre México e Estados Unidos, mas que uma das principais barreiras que temos para a migração é essa questão da concessão de vistos e das taxas cobradas. "Por aí já se cria uma seletividade da migração, e aqueles que conseguem chegar no Brasil enfrentam, então, adversidades nas fronteiras", diz a partir de 5:48 do arquivo acima. "É preciso quebrar esse mito de que temos as fronteiras abertas e que qualquer um entra facilmente aqui, não é assim."

Alex Vargem conta que depois de enfrentarem as adversidades das fronteiras, muitos passam a enfrentar o racismo e a xenofobia da sociedade brasileira e que essa violência é ignorada pela grande mídia. "O caso Moïse [congolês Moïse Kabagambe que foi assassinado no Rio de Janeiro] repercutiu, mas ao longo dos anos eu acompanhei vários outros que foram invisibilizados e cancelados pela grande mídia" (a partir de 14:45 do arquivo acima).

Para ele, não se faz o devido recorte racial no universo da migração. "O imigrante é visto como um sujeito abstrato, sem cor. É preciso colocar a racialização do debate migratório, sabemos que há pesos diferentes para quem é negro. Eles têm que ser protagonistas na questão migratória, têm que fazer parte dos processos" (a partir de 19:47 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.