Topo

Pão e abraço: Grupo doa comida e carinho para quem precisa em Campinas

Apesar da fome, muitas vezes um bate-papo e um abraço são mais procurados que a própria comida - Divulgação/ Projeto Tive Fome
Apesar da fome, muitas vezes um bate-papo e um abraço são mais procurados que a própria comida Imagem: Divulgação/ Projeto Tive Fome

Giacomo Vicenzo

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

20/07/2022 06h00

Há nove anos, o analista de sistemas David Soares, 36 anos, chegava em sua casa após o trabalho quando avistou pessoas em situação de rua e decidiu ajudar preparando lanches e distribuindo.

"Ao ver que ajudar poderia ser algo simples, reuni um pequeno grupo de amigos a fim de servir uma sopa quentinha aos moradores de rua do centro da cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Alguns dias depois, nasceu o Projeto Tive Fome", lembra Soares.

Hoje, a ação cresceu, ganhou mais voluntários e leva todas as sextas-feiras marmitas para pessoas em situação de rua na periferia de Campinas. Além disso, ajuda famílias que vivem em situação de vulnerabilidade em comunidades no entorno do bairro de Vila Georgina, na mesma cidade.

"Entregamos de 200 a 250 marmitas por sexta-feira para pessoas em situação de rua. Além disso, atendemos cerca de 10 famílias em comunidades vulneráveis com a entrega de cestas básicas", diz o idealizador do projeto.

De acordo com Soares, os alimentos distribuídos para pessoas em situação de rua variam entre macarrão instantâneo, cachorro-quente, leite, pães a marmitas com refeições completas.

Tive fome - Divulgação - Divulgação
Projeto leva todas as sextas-feiras marmitas para pessoas em situação de rua na periferia de Campinas
Imagem: Divulgação

Abraço que alimenta

Apesar da ajuda com alimentação, Soares explica que muitas vezes um bate-papo e um abraço são mais procurados que a própria comida. "O objetivo é levar alimento, mas também ter um momento para compartilhar ideias e criar uma amizade com o intuito de somar positivamente no dia a dia dessas pessoas", conta.

"Um momento marcante foi quando uma pessoa em situação de rua se aproximou do nosso grupo e não quis comida, apenas um abraço. Deu para sentir que a falta de carinho e respeito o deixou carente desse afeto com outras pessoas", continua.

Atualmente, o projeto se mantém com doações que são angariadas na rede de conhecidos e amigos e por meio das redes sociais do grupo. "Todas as doações são feitas por pessoas que participam direta ou indiretamente do projeto. Algumas doações também chegam de pessoas que nos encontram via nossas redes sociais", explica Soares.

O 'Projeto Tive Fome' aceita doações em dinheiro ou em itens alimentícios. O contato pode ser feito com o grupo via a página do Instagram da ação ou do Facebook. Eles aceitam também doações em dinheiro via transferência por PIX: 1999626-7941 (chafe celular).